Quem somos

A Funambule foi idealizada por um apaixonado pelo ato de preparar um café e ler. É quase um ritual quando se senta para escrever. Sim, ele escreve, mas ainda não se considera escritor. Não sente ter alcançado sua própria linguagem. Desconfia que ela resultará da condensação de experiências naturalmente maturadas e amalgamadas pelo tempo até que a necessidade as cristalize em obras. Não sabe se não viveu o suficiente, ou se a necessidade ainda não se fez premente. Isso, no entanto, não importa neste momento. O que importa é que de sua paixão pelos livros surgiu a iniciativa de abrir, por conta própria, uma livraria independente. É o que nele vem maturando desde seu retorno de Paris e, por algum motivo que lhe escapa ao entendimento, uma necessidade íntima o levou a dedicar as últimas semanas a trabalhar sua ideia e calorosamente apresentá-la a todos: Sejam bem-vindos à Funambule! Se lhe perguntarem como e quando tomou essa decisão, ele responderá que, como em tantas outras ocasiões de sua vida, ele por si mesmo não decide nada. Apenas obedece. Quem decide é sua intuição, diga-se de passagem. Para o bem e para o mal, é ela que dita o rumo de seus passos. É bem possível que para alguns pareça temerária tal forma de se deixar conduzir pelo mundo -  assim como abrir  uma livraria com um catálogo semelhante ao da Funambule neste país. Não faz muito tempo ele próprio pensava o mesmo. Temia se perder. Desde o retorno de Paris, entretanto, carrega consigo uma convicção: seguir sua intuição é o caminho mais seguro. Se a seguindo não evitará fracassos e derrotas, ao menos não se perderá de maneira irremediável. Se não for assim, um Funambule deixa de ser quem é, perde o brilho, desequilibra-se e se apaga em meio à multidão. Se não for assim, a Funambule não seria independente, nem abriria suas portas aos leitores que, como seu idealizador, não podem prescindir da aventura íntima de ler um bom livro, quando não provocador. 

Em fevereiro de 2024, inauguramos uma charmosa e acolhedora loja física, com uma agradável cafeteria, em Petrópolis, num local bucólico, a 2km do centro histórico, na Rua Professor Stroeller, 428, loja 15B, no bairro Quarteirão Brasileiro.

Venha nos conhecer.

Atenção: Esta loja está em Implantação. Nenhum pedido deverá ser considerado. Itens expostos são apenas testes. Aguarde e volte em breve!
Atenção: Esta loja está em Implantação. Nenhum pedido deverá ser considerado. Itens expostos são apenas testes. Aguarde e volte em breve!